segunda-feira, 25 de julho de 2011

Kabuki... beleza e arte

Oiê minna-chan, como estão??
Bom, como hoje é segunda feira vamos falar de cultura. Cada dia teremos um tema diferente e exploraremos ao máximo para trazer muitas informações para todos vocês ^^
Bom hoje eu vou falar um pouquinho do Kabuki . O Kabuki é uma forma de teatro cheia de drama. Seus atores usam bastante maquiagem (olha que eles precisam viu, afinal são na grange maioria homens que fazem papeis de mulheres hehe).
Bom a palavra Kabuki significa --> Ka (canto)...Bu (dança) e Ki (habilidade). Ou seja Kabuki são pessoas que tem habilidade com canto e dança;
Bom mas então se os personagens são femininos então porque são homens que fazem?? Vou explicar... a criadora do teatro Kabuki Izumo no Okuni executava essa dança dramática em Kyoto e fez o maior sucesso, mas claro sempre tem gente invejosa... ai pessoas rivais surgiram e assim começou o Kabuki que no inicio era apresentado por mulheres.


Muitas casas de Kabuki foram destruídas durante a Segunda guerra mundial e foram proíbidas as apresentações por um breve período. O Kabuki é um dos estilos mais tradicionais ainda existente na cultura japonesa. Há três categorias principais de peças kabuki: jidai-mono (peças “históricas” ou anteriores ao período Sengoku) , sewa-mono (“domésticas” ou pós-Sengoku) e shosagoto (peças de dança). 

Tem aspectos que são muito importantes para o Kabuki: Os mie e a maquiagem. Os mie são poses pitorescas que o ator sustenta para compor seu personagem. Mie significa "aparência" ou "visível", em japonês. A maquiagem (ou keshô) é um elemento do estilo facilmente reconhecível, mesmo por quem não está familiarizado com esta forma de arte. O pó-de-arroz é usado para criar a base branca oshiroi. O kumadori acentua ou exagera as linhas faciais para produzir as máscaras dramáticas usadas pelos atores, de expressões sobrenaturais ou animalescas.


Concluindo o Kabuki é uma expressão artística belissíma. Podemos ver os sentimentos, os sonhos, as paixões, os desejos dessas pessoas quando assistimos um teatro Kabuki. Assim como todo tipo de arte, é uma expressão única de talento e entretenimento.


Bye bye minna-chan... nos encontramos na próxima matéria ^^ Kissu



By: Maddy

0 comentários:

Postar um comentário